De zero a dez, que nota você daria para a comunicação na sua empresa?

Você fala mais ou ouve mais? Seus colaboradores podem opinar no cotidiano da empresa? Há algum gestor que tem a fama de gritar com as pessoas? Questões desse tipo precisam ser respondidas para que você possa avaliar a qualidade da comunicação na sua empresa.

Muitas vezes, o problema de não se atingir os resultados esperados pela empresa está justamente na comunicação. Nesse sentido, saber se comunicar no ambiente corporativo é fundamental para melhorar os resultados e também para evitar riscos ao negócio.

Ao contrário do que se possa pensar, a comunicação não se apresenta apenas pela fala. Ainda nos dias de hoje, é possível verificar numa simples pesquisa nos sites dos tribunais trabalhistas em todo o país, os inúmeros casos de assédio moral e sexual cometidos por palavras, gestos e até por escrito.  Ameaças de perda do emprego, gritos, xingamentos, músicas depreciativas, ranking sinalizando o pior funcionário, gestos obscenos, tudo isso é comunicação. Má comunicação e assédio, não tenha dúvidas!

A comunicação influencia sobremaneira na produtividade dos trabalhadores. Quanto pior forem tratados, piores serão os seus resultados e mais prejuízos a empresa terá. A gestão por estresse acaba provocando o afastamento de trabalhadores por danos psicológicos, muitas vezes, irreversíveis.

Em ambientes hostis de trabalho costuma ocorrer o “turnover” que é a alta rotatividade de empregados, o que faz com que a empresa absorva o prejuízo de, a todo momento, precisar dispor de valores para novas contratações. Além disso, no que se refere aos afastamentos previdenciários, ainda que a partir do 16º dia de afastamento seja responsabilidade da autarquia previdenciária arcar com o pagamento do benefício respectivo, vale lembrar que esse mesmo empregado pode ter se afastado anteriormente em períodos menores, o que também traz prejuízos à empresa.

Sob qualquer ângulo que se analise a questão, a solução que se apresenta é simples: cuide das pessoas em primeiro lugar! Se seus colaboradores trabalharem em ambiente agradável e sadio é bem provável que jamais queiram buscar colocação em outra empresa e se dedicando, promoverão o sucesso do seu negócio.

Toda ação começa na comunicação! Se as regras não forem claras e objetivas, como os colaboradores saberão como se comportar? Tudo isso pode ser alinhado e estrategicamente pensado para que os riscos sejam evitados. Dessa forma, não deixe de analisar a comunicação sua empresa, busque a nota 10!